Na reunião mensal de abril, o Conselho Diretivo da OMD fez o ponto de situação das ações que estão em curso no âmbito da resposta humanitária aos cidadãos deslocados da Ucrânia. As recentes medidas e propostas legislativas, nomeadamente relativas ao reconhecimento de qualificações profissionais de beneficiários de proteção temporária no âmbito do conflito armado naquele país, foram um dos assuntos em análise.

O grupo de trabalho “Turismo em medicina dentária” apresentou ao CD o inquérito que está em preparação e que tem como objetivo auscultar junto da classe qual é o peso atual deste setor no exercício da profissão e assim traçar um panorama de uma área que tem vindo a crescer em Portugal.

O CD debateu também a possibilidade de organizar um ciclo de conferências que promovam o debate nacional da saúde oral nas suas múltiplas vertentes, necessidades e desafios. Ensino, emigração e desigualdades no acesso a estes cuidados foram os temas propostos para o arranque destas conversas entre profissionais de medicina dentária, decisores e políticos.

Os membros do CD aprovaram também o Código de Conduta deste órgão social.

No próximo mês, o Conselho Diretivo reúne em Lisboa.