Solidária com o povo ucraniano e com os seus líderes democraticamente eleitos, a Ordem dos Médicos Dentistas repudia de forma veemente a invasão militar levada a cabo pelas forças militares da Rússia e manifesta o seu apoio às vítimas desta guerra, em particular aos médicos dentistas da Ucrânia que exercem a sua atividade em Portugal.

A OMD apoia também as iniciativas e medidas adotadas pelo Governo português e pela União Europeia, manifestando a sua determinação em contribuir para o esforço internacional de auxílio aos refugiados ucranianos e para a construção de uma solução que permita pôr termo às hostilidades e devolver a paz ao povo da Ucrânia.

No sentido de auxiliar o apoio humanitário em curso e de contribuir para levar algum conforto e esperança aos milhares de refugiados que diariamente chegam às fronteiras de vários países europeus, a OMD disponibiliza-se desde já para criar uma bolsa de médicos dentistas que:

  • possam e pretendam, a título pessoal, num espírito de solidariedade, ajudar no acesso à saúde e prestar cuidados médico-dentários de natureza humanitária e em contexto de voluntariado, sem qualquer custo, aos refugiados ucranianos que sejam acolhidos em Portugal e que necessitem no imediato de assistência clínica, no respeito pelas as normas e princípios éticos e deontológicos constantes, nomeadamente, do Estatuto da OMD e do Código Deontológico da OMD;
  • desejem disponibilizar ofertas de trabalho (p.ex. como assistentes dentários, área administrativa ou outros) aos deslocados no nosso país;
  • estejam interessados em alojar refugiados ucranianos.

Os interessados em integrar esta bolsa deverão, para o efeito, preencher o formulário Médicos dentistas apoiam Ucrânia (acesso reservado a médicos dentistas).

No sentido de apoiar as diversas iniciativas em curso de auxílio aos refugiados da Ucrânia, a OMD reuniu ainda informação sobre um conjunto de organizações nacionais e internacionais que estão a angariar e a encaminhar bens essenciais e extremamente necessários, incluindo material médico, apelando, assim, à participação de todos os médicos dentistas.

Aquelas instituições, sublinhe-se, mantêm permanentemente atualizada a lista de bens e materiais essenciais e necessários em cada momento, pelo que a OMD apela a todos no sentido de adequar as suas contribuições às necessidades existentes a fim de evitar desperdícios e constrangimentos logísticos.

Profissionais de causas, os médicos dentistas não ficarão indiferentes e responderão prontamente a este apelo, dignificando mais uma vez esta nobre profissão.

Por um mundo mais empático, humanizado e próximo!
O bastonário,
Miguel Pavão

 

Como ajudar

As múltiplas organizações que estão a recolher bens atualizam quase diariamente as suas listas, adaptando os pedidos às necessidades do momento.

Embaixada e consulados da Ucrânia

Nas redes sociais, estes organismos estão a atualizar em tempo real os locais e iniciativas de recolha de bens e artigos médicos.
Embaixada da Ucrânia em Portugal – https://www.facebook.com/ukr.embassy.portugal
Departamento Consulado da embaixada da Ucraniana em Portugal – https://bit.ly/3vsZReV
Consulado da Ucrânia no Porto – https://www.facebook.com/UkrConsulPorto

Plataforma We Help Ukraine

A www.wehelpukraine.org/ é uma plataforma global que conecta quem quer ajudar com quem precisa. Desde habitação, ofertas de emprego ou ajuda médica, os interessados em integrar esta plataforma devem inscrever-se através deste formulário https://www.wehelpukraine.org/. Posteriormente serão contactados.

Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)

No âmbito da iniciativa Portugal for Ukraine, lançada pelo Governo português para refugiados de guerra que queiram vir para Portugal, disponibilizou um formulário para que as empresas que queriam contratar cidadãos ucranianos possam comunicar o seu interesse junto do IEFP: https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt (informação detalhada em https://www.iefp.pt/noticias?item=11343471).

Cáritas

A Cáritas lançou a nível nacional a Campanha, “Cáritas Ajuda Ucrânia”, e visa reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas, em Portugal.

Os meios de doação serão os donativos online, através do site https://www.caritas.pt emergências internacionais e as transferências bancárias, através da entidade 22 222 e referência 222 222 222 ou do IBAN PT50 0033 0000 0109 0040 1501 2. Esta é a utilizada regularmente nas Emergências internacionais e está permanentemente no site em https://caritas.pt/transferencia-e-multibanco/.

Na Ucrânia, a Cáritas Ucrânia e a Cáritas SPES têm desde 24 de fevereiro uma resposta de assistência humanitária que pretende abranger 5000 famílias (13 mil pessoas).

Estão a prestar serviços de receção a deslocados / serviços de transporte / evacuação de crianças e proteção / abrigo coletivo (dormida, refeição, higiene,) / estrutura residencial para crianças / apoio psicossocial.

Nos países que fazem fronteira com a Ucrânia (Polónia, Eslováquia, Roménia e Moldávia), as Cáritas estão a acolher refugiados que atravessaram a fronteira.

A nível local, a rede da Cáritas está igualmente a trabalhar junto das respetivas comunidades na recolha de bens. No Grande Porto, os pontos de entrega são:

Seminário de Cristo Rei – V. N. Gaia: 933159266 / 933159267

Lista de necessidades atualizada:

  • Material médico (constantes das listas em anexo)
  • Roupa de casa (já não estão a aceitar roupa de uso pessoal)
  • Produtos de higiene feminina e bebé
  • Produtos alimentares bebé
  • Lanternas e pilhas

Porta Solidária – Paróquia Senhora da Conceição – Porto: 919840131

  • Lanternas e pilhas
  • Kits Primeiros Socorros
  • Alimentos não perecíveis
  • Produtos de higiene
  • Fraldas para crianças e adultos

Gondomar
Todas as Juntas de Freguesia do Concelho.

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa está a receber donativos e a articular ações com a plataforma We Help Ukraine e outras iniciativas. A CVP está ainda a coordenar com as suas congéneres na Ucrânia e nos países limítrofes. Donativos financeiros podem ser enviados através desta plataforma: https://www.icrc.org/en/donate/ukraine.

AMI

Uma equipa da AMI parte para a Hungria na primeira semana de março. A intervenção no terreno passará por uma ação concertada com um parceiro local que já está no terreno a fazer o levantamento de necessidades, de forma a poder avançar-se para uma ação de apoio aos refugiados ucranianos. Neste momento, a AMI está a recolher donativos financeiros, através de https://ami.org.pt/missao/emergencia-ucrania/.

Unicef Portugal: Emergência Ucrânia

A UNICEF está a trabalhar 24h/dia para dar resposta às necessidades crescentes no terreno, prestando auxílio às crianças e às suas famílias. As equipas estão na Ucrânia em Donetsk, Luhansk, Kramatorsk, Mariupol e Kiev. Através da UNICEF poderá ajudar monetariamente: https://donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-ucrania/. Com 55€ é possível ajudar uma família com um kit de emergência de água e higiene.

Câmaras Municipais

A nível nacional, as câmaras municipais estão igualmente a organizar recolha de bens e materiais médicos Nos respetivos sites e redes sociais oficiais, as edilidades têm listas dos produtos necessários e dos pontos de recolha.

Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio das Juntas de Freguesia, criou uma Equipa de Missão para coordenar as operações de apoio às famílias Ucranianas residentes ou refugiadas em Lisboa. Em https://www.lisboa.pt/lisboa-com-a-ucrania, é disponibilizada a lista de bens necessários, bem como os pontos de recolha.

Município do Porto – “SOMOS TODOS UCRÂNIA”

Campanha de recolha de bens para fazer chegar à fronteira da Polónia com a Ucrânia, organizada pela Câmara Municipal do Porto, em articulação com o Consulado da Ucrânia no Porto e Associação de Imigrantes do Leste. O transporte será assegurado através de uma parceria com a Rangel, e a Câmara do Porto vai disponibilizar um espaço municipal para concentrar todas as doações. Além das sedes das juntas de freguesia, também será possível entregar donativos no Gabinete do Munícipe, a partir de 4 de março.