O bastonário da OMD, Miguel Pavão, reuniu na sexta-feira passada, 11 de fevereiro, com a nova presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), Ihsane Ben Yahya.

Neste encontro, realizado à distância, participaram também Gina Ivosevic (direção da administração e membros) e Francesca Nava (coordenadora de comunicação). Além da troca de cumprimentos, o Dia Mundial da Saúde Oral foi o principal tema da agenda.

A presidente da FDI explicou que a campanha de 2022 pretende apelar ao sentimento de orgulho numa boca saudável, associando-a à componente de felicidade e bem-estar. Com o mote “Be Proud of Your Mouth for your happiness and well-being”, a federação pretende consciencializar a população de que uma má saúde oral tem impacto não só na saúde geral, mas também no bem-estar emocional, social, mental e físico.

Miguel Pavão deu nota das ações que estão a ser preparadas em Portugal para assinalar a data, que se comemora no próximo dia 20 de março, e mostrou-se disponível para continuar a ser um parceiro ativo na divulgação das atividades da FDI.

Ihsane Ben Yahya foi nomeada presidente eleito em setembro de 2019, durante o congresso anual mundial da ADA/FDI, na Assembleia Geral, que decorreu nos EUA. Em 2021, assumiu a presidência. Defensora da implementação de políticas de promoção da saúde oral, nomeadamente no continente africano, preside e é membro fundador da Association Marocaine de Prévention Bucco Dentaire (AMPBD). Sob a liderança de Ihsane Ben Yahya, a AMPBD liderou a promoção de estratégias preventivas e de educação para a saúde oral, de forma a alcançar melhores resultados para Marrocos.