A sessão Na Ordem do Dia sobre a “Pandemia e o impacto na saúde mental” juntou psicólogos e médicos dentistas para debaterem a importância de uma mente sã no exercício da profissão.

Pedro Morgado, membro da direção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, Susana Falardo Ramos, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, e Alexandra Antunes, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, abordaram o stress, a sobrecarga psicológica, a insegurança e as consequências da exaustão no desempenho da profissão.

Na sessão, moderada por Sérgio Tavares de Sousa, membro do Centro de Formação Contínua da OMD, Susana Falardo Ramos apresentou alguns estudos que mostram os efeitos do confinamento na saúde mental dos médicos dentistas e dos profissionais de saúde oral.

Os presentes concluíram ainda que, embora a pandemia tenha colocado “as pessoas a falarem de saúde mental”, “há uma resistência para este problema, que está aumentada nos profissionais de saúde”, conforme explicou Alexandra Antunes. Pedro Morgado alertou ainda que uma “má saúde mental deteriora qualidade do exercício profissional”.

A discussão terminou com a participação do público, que colocou várias dúvidas.

Reveja o vídeo da sessão.