Numa audiência solicitada pela Ordem dos Fisioterapeutas (OF), o bastonário da OMD, Miguel Pavão, conversou com o bastonário da OF, António Lopes, e o respetivo vice-presidente, Nuno Cordeiro, sobre o futuro das profissões que representam.

A interligação entre a medicina dentária e a fisioterapia foi o ponto de partida para uma análise de potenciais parcerias e colaborações entre as duas entidades. O papel do médico dentista em termos de prescrição de terapias de fisioterapia e a relação das duas áreas no âmbito da disfunção temporomandibular e da terapia do sono foram algumas das questões abordadas na reunião. O bastonário da OMD aproveitou para salientar que estas áreas estão a ganhar relevo na prática clínica e apresentou o projeto da Ordem para a definição das competências setoriais.

O reconhecimento das profissões foi uma das preocupações enunciadas pelos bastonários. A evolução da presença dos médicos dentistas no SNS foi um dos pontos identificados por Miguel Pavão, assim como as dificuldades com que a classe se depara, nomeadamente as recusas das seguradoras e de comparticipações do Estado relativamente às intervenções médico-dentárias. Um problema que é comum à fisioterapia.

A Ordem dos Fisioterapeutas foi criada a 30 de setembro de 2019, pelo que na reunião foram discutidas possibilidades de colaboração que permitam à organização estruturar a sua atividade e gestão, tendo como exemplo a OMD, que tem mais de duas décadas de existência.