A Ordem dos Médicos Dentistas enviou hoje à A3ES um conjunto de contributos para o Plano Estratégico 2021-2024, que se encontra em consulta pública.

Na proposta, a OMD defende o reforço do papel das ordens profissionais nos processos de acreditação e alerta que estas não são mencionadas nos procedimentos de acreditação das instituições de ensino superior, nem na sua avaliação global ou na qualidade dos ciclos de estudo lecionados, independentemente da sua natureza graduada ou pós-graduada.

Assim, entre outras considerações, propõe que no que concerne à acreditação e avaliação de instituições de ensino e de ciclos formativos relacionados com o exercício da medicina dentária, o plano estratégico passe a referir, de forma clara e inequívoca, a necessidade de consulta da OMD.

Isto porque, explica, só os profissionais do setor, “no âmbito das competências práticas e da experiência profissional adquirida no exercício da sua atividade, são capazes de se pronunciarem de forma efetiva e fundamentada sobre a qualidade formativa dos profissionais e dos planos de estudo que são lecionados” nestas instituições. Em causa está o facto de a formação se refletir posteriormente, “de forma mais ou menos coincidente, no exercício da respetiva prática clínica”.

Consulte a proposta da OMD (pdf).