O Conselho Diretivo da OMD realizou a 7 de janeiro a primeira reunião do ano, na qual foram traçadas algumas metas para 2022. Entre elas estão a implementação da Bolsa de Formação em Medicina Dentária da OMD e a definição da estratégia que conduza à criação da carreira de medicina dentária no Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.

No caso da bolsa de formação, terminada a consulta pública do projeto de regulamento, a direção aprovou o documento que estabelece as condições de acesso e seleção, afetação das verbas e respetivas disposições gerais. Recorde-se que o Conselho Diretivo instituiu a constituição de uma bolsa, no valor de 5.000€, na primeira reunião após a tomada de posse dos atuais órgãos sociais. Assim que os procedimentos necessários para a respetiva publicação e implementação do regulamento estiverem concluídos, este será disponibilizado aos médicos dentistas para que os interessados possam formalizar a candidatura.

Na reunião, os representantes da OMD na Região Autónoma dos Açores deram a conhecer a proposta de criação da Carreira Especial de Medicina Dentária, que pretendem apresentar formalmente ao Secretário Regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, em reunião a agendar. Este dossier foi elaborado na sequência do compromisso acordado com o presidente do Governo regional, José Manuel Bolieiro, em maio do ano passado.

O CD abordou também dois pedidos de parecer. Um deles é a solicitação efetuada pela A3ES, relativa à candidatura apresentada pela Universidade Europeia para um novo ciclo de estudos em medicina dentária. O outro respeita à proposta de revisão do Decreto-Lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro, que estabelece o regime jurídico da proteção radiológica. Os presentes debateram o enquadramento do parecer a apresentar pela OMD.

O plano de ação da Ordem que visa alertar para os perigos de teleconsultas de ortodontia e aquisição de tratamentos online foi outro dos dossiers em análise.

O CD reúne novamente no início de fevereiro.