A Ordem dos Médicos Dentistas lamenta profundamente a morte do professor e médico-legista José Eduardo Pinto da Costa.

O bastonário da OMD destaca o seu papel de referência na medicina legal e “o particular interesse pela medicina dentária forense e legal”. “87 anos de uma vida completa de princípios, sabedoria e vontade de transmitir ideias e conhecimento médicos”, salienta Miguel Pavão.

José Eduardo Pinto da Costa manteve sempre uma relação estreita com a OMD, participando ativamente na formação dos médicos dentistas nesta área, tendo sido uma presença assídua nos congressos da Ordem e nos momentos em que a classe foi chamada a dar o seu contributo na medicina dentária forense.

Com uma carreira dedicada à medicina legal, o médico-legista era reconhecido pelo seu estilo de persuasão, pela paixão pela leitura e pela escrita. Tocou violino e adorava teatro. Detentor de uma capacidade extraordinária de comunicar, quem estudou e aprendeu com o professor Pinto da Costa enaltece a sua oratória, raciocínio lúcido e humor refinado.

Foi subdiretor e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, dedicou-se ao ensino (tornou-se professor catedrático em 1996), pertenceu a dezenas de sociedades científicas, nacionais e internacionais, escreveu para diversos órgãos de comunicação social e realizou cerca de 30 mil autópsias.

A OMD e os médicos dentistas solidarizam-se na memória e reconhecimento do legado de José Eduardo Pinto da Costa, que tanto contribuiu para o enobrecimento da profissão.

Foto Arquivo OMD (gentilmente cedida por Rui A. Cardoso).