A Direção-Geral da Saúde atualizou no passado dia 18 de novembro a norma 002/2021 (pdf), que define a Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, e incluiu na FASE 3 (Dose de Reforço) os “profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados”.

Os médicos dentistas podem, portanto, dirigir-se aos pontos de vacinação contra a COVID-19, sem necessidade de agendamento prévio, através da modalidade de “Casa Aberta”. Para tal, deverão apresentar a cédula profissional.

O Plano de Vacinação é da responsabilidade do Governo. No entanto, a Ordem dos Médicos Dentistas, tal como aconteceu no processo inicial de vacinação, tem-se mantido em contacto permanente com a Direção-geral da Saúde e com o Governo, para que a classe receba a dose de reforço contra a COVID-19 o mais rápido possível e seja também incluída na campanha de vacinação sazonal contra a gripe.

De acordo com o documento, neste grupo, a administração da terceira dose da vacina contra a COVID-19 é realizada nos seguintes moldes:

“- Os serviços e entidades que empregam estes profissionais, sempre que possível e quando aplicável, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional, identificam os profissionais a vacinar, e garantem a convocatória e o ato vacinal respetivo em pontos de vacinação, nos termos da presente Norma.
– Os outros profissionais de saúde elegíveis podem dirigir-se aos pontos de vacinação existentes, sem necessidade de agendamento prévio na modalidade de “Casa Aberta”, mediante a apresentação de cédula profissional ou declaração da entidade patronal.
– A priorização e a vacinação destes profissionais é realizada em pontos de vacinação, nos termos da presente Norma, definidos para o efeito pelos respetivos serviços ou entidades, e sempre que possível, através dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional”. (pontos 66 a 68)

A norma 002/2021 (de 30/01/2021 atualizada a 18/11/2021) estabelece ainda que “as pessoas com 18 ou mais anos de idade”, incluindo quem recuperou de infeção por SARS-CoV-2, que pertencem aos grupos da Fase 3 devem ser vacinadas com uma “dose de reforço de uma vacina de mRNA (Comirnaty® 30µg ou Spikevax® 50µg)”, de acordo com as seguintes indicações: pessoas com esquema vacinal primário com Comirnaty®, Spikevax® ou Vaxzevria®” recebem a “dose de reforço com Comirnaty® ou Spikevax®”, num intervalo “recomendado de 6 meses (mínimo 5 meses) após o evento mais recente (última dose do esquema vacinal primário ou diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2)”.

Nos casos em que o “esquema vacinal primário” foi realizado com uma “vacina de mRNA, a dose de reforço deve ser da mesma marca, sem prejuízo do disposto no ponto 22 da presente Norma”. Já quem recebeu a vacina da Janssen®, terá uma “dose de reforço com Comirnaty® ou Spikevax®”, num intervalo recomendado de “pelo menos 3 meses após o evento mais recente (última dose do esquema vacinal primário ou diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2)”.

Campanhas na Madeira e Açores

Na Região Autónoma da Madeira, há cerca de um mês que está a ser administrada aos médicos dentistas a dose de reforço contra a COVID-19, bem como a vacina sazonal da gripe, na modalidade “Casa Aberta”. Já as assistentes dentárias estão a ser inoculadas com a terceira dose da vacina contra a COVID-19.

Na Região Autónoma dos Açores, a OMD está a preparar uma lista com os profissionais e respetivas equipas que pretendem receber a terceira dose da vacina contra a COVID-19. Esta listagem será utilizada pela Direção Regional da Saúde para convocar os profissionais o mais rápido possível. Os interessados devem remeter, até 29 de novembro, os seguintes dados para o e-mail [email protected]: ilha; concelho; Unidade Privada de Saúde (identificação da clínica onde exerce); nome completo; Número Nacional de Utente; data de nascimento; número de telemóvel; e categoria profissional (e número de cédula profissional no caso de médicos dentistas e higienistas).

A OMD relembra que a Linha de Apoio ao Médico Dentista COVID-19 continua ativa, pelo que qualquer problema, dúvida ou questão deverão ser reportados para os seguintes contactos: 800 02 20 20 (de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00) ou [email protected].