O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, vai iniciar o roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ na próxima segunda-feira, 11 de outubro, pelas 09h30, no Centro de Saúde de Leça da Palmeira, em Matosinhos, cerimónia onde também estarão representadas diversas entidades.

O roteiro segue depois para Gondomar, onde a visita à USF de São Pedro da Cova, com início marcado para as 11h00, contará com as presenças do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes e da diretora executiva do ACES de Gondomar, Maria Cristina Pascoal.

Até quinta-feira, Miguel Pavão vai visitar várias unidades das cinco Administrações Regionais de Saúde do País para ver as condições de trabalho dos médicos dentistas no SNS.

O projeto ‘Saúde Oral para todos’ foi lançado pelo Governo em 2018 e previa a inclusão de consultas de medicina dentária em, pelo menos, um centro de saúde em cada ACE (agrupamento de centros de saúde) até 2019. Um plano que está longe de ser cumprido.

O bastonário da OMD quer avaliar no terreno os avanços alcançados e recolher informações sobre o que ainda falta fazer para garantir consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários garantidos a todos os portugueses.

Miguel Pavão vai também avaliar as condições de trabalho dos médicos dentistas que colaboram em gabinetes de saúde oral espalhados pelas cinco administrações regionais de saúde, bem como as carências existentes a nível nacional.

As conclusões serão divulgadas no final do roteiro.