Estão a decorrer as candidaturas ao 39º Programa de Intercâmbio HOPE 2022, uma iniciativa da Federação Europeia dos Hospitais, que em Portugal é promovida pela APDH (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar), em parceira com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Até 31 de outubro, os interessados em aprofundar conhecimentos e adquirir experiência em “Boas práticas em gestão da saúde baseada na evidência” podem apresentar a candidatura. Este intercâmbio consiste num estágio de quatro semanas, em que o participante fica a conhecer os processos de gestão da instituição onde for colocado e a realidade do sistema de saúde de outro país.

Em 2021, devido à pandemia, o programa foi adiado, pelo que os candidatos aceites na edição do ano passado têm prioridade no acesso ao intercâmbio de 2022 (caso continuem interessados e disponíveis, serão posteriormente contactados para atualização da candidatura).

O programa vai decorrer entre 9 de maio e 5 de junho de 2022 e termina com a realização da Reunião Europeia de Avaliação e Conferência Final, prevista para 3, 4 e 5 de junho de 2022, em Bruxelas, Bélgica.

A realização das atividades está dependente da aceitação de participação por parte dos hospitais anfitriões, bem como da segurança e contexto formativo, condições que serão reavaliadas em março do próximo ano.

Toda a informação sobre o programa e a candidatura, bem como os respetivos formulários, estão disponíveis na página da HOPE: https://hope.be/programme-2022/.