A 15 de outubro foi apresentada a 1ª Edição do Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense, uma pós-graduação criada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que terá a duração de dois semestres. No total, são 400 horas de formação, nas quais serão abordadas 17 disciplinas.

Para Miguel Pavão, bastonário da OMD, “a confluência, neste curso, dos saberes da medicina e da medicina dentária é, pois, a demonstração clara de que a autonomização e a especialização não podem, nem devem dispensar o permanente diálogo entre as diversas áreas do saber médico”.

Na sessão de apresentação do curso, o responsável aproveitou para adiantar que a OMD está a finalizar o processo de implementação das competências setoriais, entre elas, a medicina dentária forense: “fazemo-lo por estarmos conscientes de que, do tratamento mais complexo e sofisticado à qualidade e fiabilidade dos nossos registos, o nosso trabalho é fundamental ao bem-estar dos nossos pacientes, antes de tudo o mais, mas também essencial ao sucesso do trabalho dos médicos forenses”.

Este curso é coordenado por Cristiana Pereira, que encerrou a cerimónia de apresentação e deu o ponto de partida para a primeira aula presencial. Na sessão solene, que decorreu na Aula Magna da FMUL, estiveram presentes Lucília Gago, Procuradora Geral da República, Francisco Corte Real, do Instituto de Medicina Legal e Forense, e Duarte Marques, vice-diretor da Faculdade de Medicina Dentária.

Nesta primeira sessão estiveram ainda presentes a diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Zrinka Tarle e Hrvoje Brkic, da Organização Forense de Zagreb, bem como alguns elementos da Polícia judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.

Assista à gravação vídeo da cerimónia: