A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) quer que o Governo defina uma verba no orçamento do Ministério da Saúde para a Saúde Oral. Ao longo de quatro dias, o bastonário da OMD visitou mais de uma dezena de unidades de cuidados de saúde primários, de norte a sul do país, para conhecer a realidade dos médicos dentistas que trabalham no Serviço Nacional de Saúde.

O roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ detetou falhas e descoordenação nos serviços, materiais obsoletos e sem manutenção, doentes em estado calamitoso. Para a OMD, o projeto do Governo ‘Saúde Oral para todos’, que previa a inclusão de pelo menos um médico dentista em todos os centros de saúde do país, falha em toda a linha.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, revela que “há apenas 135 médicos dentistas a trabalhar no SNS. As promessas do Governo ficaram na gaveta. A pandemia não explica nem justifica tudo. Ao contrário de outras áreas médicas, a saúde oral não tem sequer um orçamento atribuído no Ministério da Saúde. Não há qualquer plano de investimento. A maioria dos médicos dentistas trabalha para o SNS como prestadores de serviços, contratados por empresas, sem vínculo laboral. Os prejudicados são os doentes que não têm um acompanhamento próximo e regular como no privado.”

No roteiro pelo país, o bastonário da OMD foi confrontado com várias soluções de recurso para a contratação de médicos dentistas. Apenas um número muito reduzido integra os quadros, e, como a maioria dos médicos dentistas é contratada por empresas, a rotação é enorme.

A OMD defende a criação de unidades de saúde oral em todos as Administrações Regionais de Saúde e o alargamento das condições para a população aceder às consultas de medicina dentária, restritas atualmente a pessoas com grave incapacidade económica e com limite de tratamentos disponíveis.

Para Miguel Pavão, “o mais chocante são os relatos dos médicos dentistas sobre pessoas que nunca tinham ido a uma consulta de medicina dentária, pessoas muitas delas idosas, algumas sem dentes, com várias doenças agravadas pela falta de cuidados de saúde oral e até doentes com menos de 30 anos com todos os dentes cariados. É um cenário que pensávamos já ter sido ultrapassado em Portugal. O projeto do Governo restringe os doentes, que só têm acesso às consultas de medicina dentária por falta de recursos económicos, e limita os tratamentos a um número de intervenções que não permite responder à totalidade das necessidades dos doentes, apenas às mais urgentes.”

O bastonário Miguel Pavão desafia o primeiro-ministro e a ministra da Saúde a visitarem os médicos dentistas nos centros de saúde e a ouvirem profissionais e doentes, e considera “urgente criar parcerias público-privadas para a saúde oral. O Governo tem de deixar de lado as questões ideológicas, na saúde o mais importante são os doentes, garantir que acedem às consultas e tratamentos que precisam, isto não acontece na saúde oral”.

Miguel Pavão sublinha que “o nosso objectivo é garantir que todos os portugueses, sem exceção, têm resposta às suas necessidades de saúde oral. Para tal, é necessário elaborar um plano de ação e dotá-lo dos meios necessários para ser implementado e cumprido na íntegra. Isto só se consegue com meios, humanos e financeiros. Agora que o Orçamento de Estado para o próximo ano está em discussão, apelo a todos os partidos com assento no Parlamento que, no debate na especialidade, obriguem o Ministério da Saúde a alocar verbas para a saúde oral de forma a garantir que em todos os centros de saúde são criadas unidades de saúde oral. Porque sem cuidados de medicina dentária nenhum português poderá ser saudável.”

A OMD critica a postura que tem sido seguida pelo Ministério da Saúde de apostar no tratamento e não na prevenção da doença, o que pouparia milhões de euros no médio e longo prazo aos contribuintes.

Miguel Pavão considera que “o Governo ainda vai a tempo de aproveitar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investir na saúde oral. As verbas do PRR oferecem uma oportunidade única para o país se desenvolver e a área da saúde é, nesta altura, das que mais precisa de investimento. Dotar o SNS de capacidade efetiva em medicina dentária tem de ser prioridade. Já desperdiçámos 40 anos. O SNS nem sequer tem uma carreira para a medicina dentária. Os médicos dentistas esperam há anos pelo aval do Ministério das Finanças.”

Matosinhos
Matosinhos
Matosinhos
Viseu
Viseu
Castelo Branco
Reguengos de Monsaraz
Reguengos de Monsaraz
Portel
Portel
Faro
Faro
Lisboa
Lisboa
Amadora
Amadora
Amadora