A Ordem dos Médicos Dentistas lamenta profundamente a morte do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

O bastonário da OMD salienta “o perfil humanista e de causas do Presidente Jorge Sampaio, Medalha de Ouro da Ordem pela sua intervenção e apoio na defesa da saúde oral”.

O bastonário Miguel Pavão lembra que “o Presidente Jorge Sampaio participou sempre nas políticas de saúde oral, tendo sido decisivo para a afirmação da Ordem dos Médicos Dentistas”.

Manteve sempre uma relação estreita e ativa com a OMD, chegando a marcar presença num dos Congressos da Ordem, e acompanhou as ambições e dificuldades dos médicos dentistas com grande proximidade e cumplicidade.Era um trabalhador incansável, empenhado e sempre em busca de soluções pelos mais vulneráveis e desprotegidos”.

Como presidente da Plataforma Global para os Estudantes Sírios, Jorge Sampaio manteve uma relação muito próxima com a OMD, garantindo apoio a estudantes sírios de medicina dentária e cuidados de saúde oral a bolseiros sírios.

Miguel Pavão revela que conheceu Jorge Sampaio quando dirigia a ONG Mundo a Sorrir e foi “testemunha do enorme prestígio de Jorge Sampaio quando foi Alto Representante da ONU para o Diálogo das Civilizações e da Luta contra a Tuberculose . A sua projeção e reconhecimento internacional foram enormes, numa dimensão pouco conhecida em Portugal. Era um homem notável. Será sempre recordado pela sua carreira política, mas, para mim, nestes anos em que fomos mantendo contacto por diversos motivos, será sempre a sua disponibilidade e entrega para ajudar quem mais precisa a maior inspiração”.

Os médicos dentistas solidarizam-se na memória e reconhecimento da figura de Jorge Sampaio, agradecendo e reconhecendo em nome da Ordem dos Médicos Dentistas o legado e contributos para o enobrecimento da nossa profissão.