“A atribuição deste prémio figura o corolário de um trabalho desenvolvido desde outubro de 2020, que assumiu a consciencialização da população para os cuidados de saúde oral como uma verdadeira prioridade, atestando a importância social da nossa associação e o impacto que os estudantes podem e conseguem ter, por essa via, junto das suas comunidades”.

Para Rúben Felizardo, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD), vencer um dos Prémios do Dia Mundial da Saúde Oral 2021 da Federação Dentária Internacional (FDI) “simboliza o mais puro reconhecimento da excelência, do valor, do mérito e da competência que singularizam os estudantes de medicina dentária em Portugal”.

A ANEMD foi eleita na categoria “Atividade Mais Original”, tendo apresentado uma ação de sensibilização sobre a saúde oral, que decorreu no Bairro do Carriçal (Porto), através da “FAP no Bairro”, um projeto social da Federação Académica do Porto (FAP). Os prémios da FDI são atribuídos por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, pelo que no concurso a ANEMD divulgou também um vídeo comemorativo da efeméride.

Este galardão foi criado pela FDI para incentivar o desenvolvimento de iniciativas que capacitem a população com o conhecimento e as ferramentas necessárias para ter uma boa saúde oral. Anualmente, a federação reconhece o trabalho desenvolvido em seis categorias: “Melhor Campanha de Comunicação Social”, “Atividade Mais Original”, “Melhor Campanha de Redes Sociais”, “Melhor Campanha por Consultório ou Clínica Médico-Dentária”, “Atividade Mais Educacional” e “Melhor Fotografia”. Na edição deste ano, apresentaram-se a concurso 260 campanhas.

Para Rúben Felizardo, ver a atividade da ANEMD reconhecida pela FDI é um “orgulho” e explica porquê: “pelo significado e por aquilo que representa, uma vez que a data que lhe dá rosto, e à qual soubemos dar o devido prestígio, é uma conquista da medicina dentária e da saúde oral a nível mundial”.

“Em nome da ANEMD, agradeço a todos aqueles que, pelo seu percurso, contribuíram para este resultado e destaco a inovação, a audácia e a proximidade às pessoas como a marca distintiva da nossa associação”, finaliza o presidente.