Fernando Guerra, presidente do Conselho Geral da OMD e professor catedrático da Faculdade de Medicina, foi eleito Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. O responsável vai ocupar a cadeira XXXII, sucedendo à professora Leonor Parreira, que se jubilou e adquiriu o estatuto de Académica Emérita. É o primeiro médico dentista a assumir estas funções, que estão atribuídas no máximo a 50 pessoas.

A Assembleia Geral deste organismo, que é presidida pelo professor Manuel Antunes, elegeu ainda dois Académicos Titulares e os novos órgãos sociais. O professor Duarte Nuno Vieira vai assumir o lugar de presidente da Direção, sucedendo à professora Fátima Carneiro.

A Academia Nacional de Medicina de Portugal foi fundada em 1991 e tem como objetivos a promoção da investigação científica nos domínios da medicina e da biologia. Esta associação dedica-se à produção de relatórios e memórias sobre temas de saúde e assuntos de índole médica, social e cultural, por sua iniciativa ou por solicitação de órgãos do Estado ou organizações privadas. Participa ainda na discussão dos grandes temas nacionais sobre saúde, educação médica pré e pós-graduada, investigação biomédica e na formação do conhecimento científico e tem um importante papel no reconhecimento e consagração do mérito científico.