O grupo de trabalho Fiscalização e Exercício Ilegal integra a partir de agora médicos dentistas de vários pontos do país, de modo a permitir uma atuação que cubra a totalidade do território nacional e as regiões autónomas.

A atualização da composição desta equipa surge no âmbito da retoma, por parte das entidades competentes, das inspeções às clínicas e consultórios de medicina dentária, que chegaram a estar suspensas devido à pandemia. Em junho, o grupo de trabalho participou em sete inspeções (Caldas da Rainha (2); Amadora; Leça da Palmeira; Matosinhos; Viseu e Lisboa).

Esta foi uma das decisões resultantes da reunião de julho do Conselho Diretivo, na qual foram analisados outros processos. Entre eles, o Regulamento da Prova de Comunicação em Medicina Dentária. Terminada a consulta pública ao documento e conhecidas as sugestões, a proposta de regulamento seguirá para aprovação pelo Conselho Geral.

Também o Regulamento da Bolsa de Formação Contínua mereceu a atenção dos membros do CD, que estão neste momento a ultimar algumas alterações com vista à colocação do documento em consulta pública. Recorde-se que este regulamento materializa a proposta apresentada pelo bastonário na tomada de posse, relativa à criação de uma bolsa de formação. O valor anual da Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas é de 5.000€ e o regulamento vai estabelecer as regras de acesso, os projetos elegíveis e os critérios do fundo de apoio para a promoção da formação profissional e divulgação do conhecimento técnico-científico concedido pela Ordem.

Os membros do Conselho Diretivo voltam a reunir no início do próximo mês, a 7 de agosto.