A Ordem dos Médicos Dentistas pretende posicionar a medicina dentária no turismo de saúde e bem-estar, uma das prioridades elencadas na Estratégia de Turismo 2027. Nesse âmbito, o bastonário da OMD, Miguel Pavão, reuniu esta semana com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e com a diretora do planeamento estratégico do Turismo de Portugal, Rosário Torres da Costa.

Na agenda do encontro esteve o plano apresentado pela Ordem, que visa integrar esta área médica no plano estratégico nacional e iniciar o processo de posicionamento da medicina dentária no mercado turístico. Da parte do Governo, adiantou Miguel Pavão, “houve interesse e acolhimento da proposta, que será a partir de agora trabalhada de modo a permitir uma efetiva criação de produtos que integrem ofertas de serviços médico-dentários com pacotes turísticos e hoteleiros”.

O bastonário reforçou que “o turismo de medicina dentária tem vindo a crescer em Portugal” e, por isso, sugeriu a delineação de um “plano que permita enaltecer a qualidade da medicina dentária portuguesa, como garantia na opção e escolha pelo público alvo internacional, através da preparação e capacitação dos prestadores para este desígnio, bem como a criação de microfinanciamentos e de recursos para capacitar quer as equipas, quer os consultórios em termos logísticos”.

A Estratégia de Turismo 2027 (site externo) apresenta-se como o referencial estratégico para o turismo nacional na próxima década. Trata-se de um plano que pretende “afirmar o turismo com hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”. Para alcançar o objetivo estabelece cinco linhas de ação: valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conetividade e projetar Portugal”.

De cima para baixo, Rita Marques (secretária de Estado do Turismo), Rosário Torres da Costa (diretora do planeamento estratégico do Turismo de Portugal), Miguel Pavão (bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas) e Celeste Varum (Adjunta da secretária de Estado do Turismo – Ministério da Economia e Transição Digital).