O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. vai desenvolver o modelo de prova linguística, que será solicitada aos candidatos detentores de diploma estrangeiro, que pretendam inscrever-se na OMD. Os detalhes da operacionalização e implementação deste projeto constam do protocolo assinado esta semana entre a Ordem e o Instituto.

O projeto de criação deste exame linguístico é coordenado pela vogal do Conselho Diretivo, Maria João Ponces, que explicou que esta parceria tem o “objetivo de implementar a Prova de Comunicação em Medicina Dentária, que irá aferir as capacidades de conhecimento da língua portuguesa dos candidatos à inscrição na OMD com formação fora de Portugal”. E adiantou que “novembro é a data prevista para implementação da prova”.

O documento foi assinado pelo bastonário da OMD, Miguel Pavão, e pelo presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., embaixador João Ribeiro de Almeida. Recorde-se que o protocolo começou a ser delineado na última reunião que ocorreu entre as duas entidades, em outubro passado.

O acordo, que tem a duração de dois anos, define ainda a possibilidade de colaboração futura entre a Ordem e o Camões, I.P. em ações que se enquadrem nos objetivos de ambos, nomeadamente, conforme adianta Maria João Ponces, “no âmbito da Associação Dentária Lusófona”.