A Assembleia Mundial da Saúde aprovou uma resolução histórica sobre a saúde oral. Pela primeira vez, os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) anuíram que a saúde oral deve integrar a agenda das doenças não transmissíveis e que as políticas desenvolvidas neste âmbito devem ser incluídas nos programas de cobertura universal de saúde.

A resolução reconhece o impacto global das doenças orais e a sua correlação com outras patologias. Assim, os países da OMS comprometem-se a sensibilizar as populações para os fatores de risco associados a uma má saúde da boca e a adotar uma abordagem preventiva ao invés da tradicional curativa. Para alcançar estas metas de prevenção será necessário envolver todos os agentes da sociedade, desde as famílias e as escolas, passando pelos locais de trabalho e pela inclusão da saúde oral, de forma abrangente e inclusiva, nos cuidados de saúde primários.

Por outro lado, durante a Assembleia, a OMS foi desafiada a desenvolver, até 2022, uma estratégia global e um plano de ação em saúde oral, que estabeleça metas para 2030. A Organização Mundial da Saúde deverá relatar os avanços e resultados alcançados até 2031, integrando-os no relatório sobre doenças não transmissíveis.

A resolução está disponível no site da Organização Mundial da Saúde.

A Federação Dentária Internacional (FDI) e a Associação Internacional para Pesquisa Odontológica (IADR) emitiram uma declaração de apoio à resolução da OMS, na qual apresentam sugestões que consideram fundamentais para a sua implementação.

As propostas estão disponíveis no site da Federação Dentária Internacional.