Gonçalo Assis é o novo National Liaison Officer de Portugal. O membro do Conselho Diretivo da OMD foi indicado pela Ordem para assumir o cargo na Federação Dentária Internacional (FDI). Para o responsável, as funções que agora vai desempenhar neste organismo internacional representam “a oportunidade de estreitar relações entre a FDI e a OMD, melhorando sinergias já existentes e trazendo respostas concretas para os problemas da saúde oral, em Portugal”.

O National Liaison Officer explica que “é fundamental identificar à escala global as melhores práticas de saúde pública oral e influenciar os decisores nacionais a integrá-las nas suas prioridades políticas, em benefício da população, proporcionando um acesso a cuidados de saúde oral universal, de qualidade, e com um foco na prevenção das doenças orais”.

Nesse sentido, o representante português já definiu algumas áreas de atuação: colocar o documento da FDI, o “Vision 2030”, no centro do debate político; alertar para “o peso sanitário e económico” das doenças orais e lançar no nosso país a discussão sobre a relação direta e indireta dos problemas orais com outras doenças não comunicáveis, como as doenças cardiovasculares e a diabetes. “Um debate que está a ser tido à escala global, catalisado pela recente resolução da OMS a este respeito, e que tarda a chegar a Portugal”, refere.

Gonçalo Assis é médico dentista pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) e membro do Conselho Diretivo e da Comissão Científica da OMD.