“2020 foi um ano desafiante para todos nós, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente”, sublinha Marco Landi, presidente do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED), na apresentação do relatório anual de atividades do organismo. O responsável lembra que, “como esperado, todas as áreas de trabalho do CED foram afetadas pelo surto de coronavírus”. Razão pela qual o balanço de 2020 é apresentado sob o título “Médicos dentistas na linha da frente da COVID-19”.

Neste documento consta todo o trabalho desenvolvido pelo CED que, no ano passado, deu particular atenção à pandemia e à resposta a todos os profissionais representados pelo organismo. “Assumimos uma função de coordenação e recolhemos e partilhámos experiências nacionais de adaptação dos médicos dentistas à COVID-19”, esclarece Marco Landi. No balanço de 2020, o presidente do CED recorda o trabalho conjunto com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) em matéria de produção de orientações direcionadas para garantir a melhor prática da profissão, de acordo com o conhecimento científico e a experiência dos profissionais.

Paralelamente, “apesar da omnipresença da COVID-19”, refere o relatório, manteve-se toda a atividade relacionada com o exercício da medicina dentária, nomeadamente em áreas como os dispositivos médicos, prevenção de doenças, educação, promoção da saúde, resistência antimicrobiana, entre outras.

O relatório “Médicos dentistas na linha da frente da COVID-19” está disponível, na íntegra, em https://report.cedentists.eu/. Além das posições assumidas a respeito da pandemia, o documento comporta as resoluções políticas adotadas em 2020, bem como as ações dos grupos de trabalho do CED e Task Forces.