A obra “Normas de Orientação Clínica em Medicina Dentária – COVID 19 – Atualização 2021” foi apresentada esta semana, a 26 de maio, na Universidade de Coimbra. O evento contou com a participação do bastonário da OMD, Miguel Pavão, do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Carlos Robalo Cordeiro, e do coordenador da Área de Medicina Dentária da FMUC, Francisco Fernandes do Vale.

O documento destina-se a promover as boas práticas nos locais onde se exerça a atividade de medicina dentária, adaptando-as ao contexto pandémico, e pode ser consultado em https://www.covid19md.pt/.

O trabalho, iniciado no ano passado, foi agora atualizado por um grupo de investigadores, liderados por Fernando Guerra, presidente do Conselho Geral da OMD e coordenador do Grupo Reflexão e Acompanhamento COVID-19 da Ordem, e António Mata, presidente da Comissão Científica da OMD. O projeto envolveu o Centro em Investigação e Inovação em Ciências Dentárias da Universidade de Coimbra, a Unidade de Investigação em Ciências Orais e Biomédicas da Universidade de Lisboa, o Bone Lab da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, a Universidade Complutense de Madrid, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária e outros profissionais

Estas normas são publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra e consistem em orientações baseadas no conhecimento científico disponível, sendo disponibilizadas em formato bilingue (português e inglês) e têm sido disseminadas a nível mundial.

A apresentação desta obra esteve a cargo de Carlota Mendonça e Andreia Vieira, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em nome dos autores.

Da esquerda para a direita: Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Francisco Fernandes do Vale, coordenador da Área de Medicina Dentária da FMUC