As quatro direções eleitas para os colégios de especialidade da Ordem dos Médicos Dentistas, cirurgia oral, odontopediatria, ortodontia e periodontologia, tomaram posse esta sexta-feira, 7 de maio de 2021, pelas 11h30, numa cerimónia transmitida virtualmente, através dos canais de comunicação da OMD.

A sessão abriu com a intervenção do bastonário que aproveitou o momento para realçar a importância dos colégios, que “assumem um papel preponderante de uma profissão médica que se quer capaz de evoluir permanentemente e estar ao serviço da comunidade, da saúde pública e do doente”. Miguel Pavão felicitou as equipas que hoje tomaram posse e anunciou que o Conselho Diretivo da OMD vai trabalhar no sentido de “dar vida aos novos colégios já estatutariamente reconhecidos”: endodontia, prostodontia, saúde pública oral e medicina dentária hospitalar.

O representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD, Fabião de Castro e Silva, participou também na cerimónia, onde realçou o recurso à votação eletrónica para a realização deste sufrágio. “Qualquer processo eleitoral desencadeado pela OMD permitirá a participação de todos, onde quer que estejam, tornando assim o processo eleitoral mais justo, mais fiel, mais representativo e, portanto, mais democrático”, referiu.

 

 

Integram a direção do Colégio de Especialidade de Periodontologia, os médicos dentistas Helena Rebelo, Cristina Trigo Cabral, Gil Alcoforado, Isabel Poiares Batista e Ricardo Faria Almeida. Na tomada de posse deste Colégio, a presidente, Helena Rebelo, deixou a mensagem de que a “direção está profundamente motivada e cheia de ideias para levar a cabo o projeto eleitoral que apresentou aos colegas”. A responsável frisou que esta direção “tudo fará para promover a qualidade da formação pós-graduada na área de periodontologia em Portugal, a qualidade dos futuros especialistas e dignificação da especialidade”. Por fim, disse contar com todos para “promover a literacia” sobre esta área.

Integram a direção do Colégio de Especialidade de Odontopediatria, os médicos dentistas Paula Faria Marques, David Casimiro Andrade, Paulo Rompante, Ana Luísa Costa e Luís Pedro Ferreira. Na tomada de posse deste Colégio, a presidente, Paula Faria Marques, afirmou que a direção vai trabalhar para “organizar o Colégio e garantir o seu pleno funcionamento, nomeadamente com a divulgação da especialidade, com a pronuncia sobre a idoneidade” das instituições de ensino pós-graduado em odontopediatria. Por outro lado, revelou que uma das metas para o mandato consiste em “desencadear e apoiar o processo de reconhecimento da especialidade a nível europeu, uma vez que já se encontram reunidas as condições para que tal possa acontecer”.

Integram a direção do Colégio de Especialidade de Cirurgia Oral, os médicos dentistas Gil Fernandes Alves, Ana Capela Louraço, David Alfaiate, Liliana Silva e Pedro Ferreira Trancoso. Na tomada de posse deste Colégio, o presidente, Gil Fernandes Alves, destacou a “equipa heterogénea, comprometida com o programa sufragado”, que tem como desígnio agir “com imparcialidade, com verticalidade e confiante na nossa capacidade de estabelecer pontes entre os especialistas e os diferentes órgãos da OMD, bem como com as instituições de ensino portuguesas”. “Contamos com todos para a elevação da medicina dentária, da cirurgia oral, dos especialistas e do Colégio de Cirurgia Oral”, afirmou.

O presidente do Colégio de Especialidade de Ortodontia, Luís Jardim, foi reconduzido no cargo. Integram a direção os médicos dentistas Francisco Fernandes do Vale, Jorge Dias Lopes, Maria Manuel Brito e Susana Machado Silva. Na tomada de posse, o presidente fez o balanço do último mandato e revelou alguns dos objetivos a que a atual direção se propõe: a “defesa incondicional do ensino pós-graduado de qualidade e o direito de reconhecimento do título de especialista em ortodontia nos países da União Europeia”, a articulação com os demais colégios na “prossecução de objetivos comuns”, a “divulgação mais efetiva” desta área junto da sociedade e realizar uma reunião anual com os coordenadores das universidades dos cursos reconhecidos pela OMD.

Participaram na cerimónia representantes dos órgãos sociais da OMD, das entidades académicas, sociedades científicas e associações de saúde oral.