A Ordem dos Médicos Dentistas foi recebida em audiência pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, a 11 de maio, para abordar o exercício da medicina dentária na Região Autónoma dos Açores (RAA). Na agenda, esteve em destaque a saúde oral dos açorianos e, em particular, o trabalho desenvolvido quer pelos médicos dentistas no Serviço Regional de Saúde, quer pelos que exercem funções privadas.

Os representantes destacaram o papel da classe na resposta à pandemia, tanto no setor público, como no privado, onde, apesar das dificuldades sentidas com o encerramento das clínicas por decreto governamental, os médicos dentistas continuaram a contribuir, nomeadamente através “da cedência dos seus EPI (Equipamentos de Proteção Individual) aos hospitais da região”.

Salientaram o papel deste setor para a economia regional já que as clínicas e consultórios de medicina dentária são microempresas que contribuem para a criação de emprego e riqueza, sendo ainda responsáveis por atrair pacientes para a região e dinamizar o turismo em saúde.

Joana Morais Ribeiro, representante da RAA no Conselho Diretivo da Ordem recordou a colaboração com as Delegações de Saúde no âmbito da gestão da pandemia por COVID-19, o trabalho desenvolvido no âmbito da saúde escolar e os cuidados prestados junto da comunidade têm sido decisivos para a literacia e a melhoria dos índices de saúde. Por isso, defendeu a importância da integração dos médicos dentistas do SRS numa carreira especial de medicina dentária, à semelhança do que aconteceu na Madeira.

Foi salientado o papel dos cuidados de medicina dentária para a boa saúde da população e reiterando-se a urgência de criar as condições necessárias para o exercício da profissão, nomeadamente no Serviço Regional de Saúde.

O presidente do Governo Regional dos Açores mostrou-se atento às questões apresentadas pela Ordem, sobretudo às questões relacionadas com a importância da literacia em saúde, demonstrando abertura da tutela quanto à análise da situação dos médicos dentistas que exercem funções no Serviço Regional de Saúde.

Da esquerda para a direita, José Maria Nunes, membro do Conselho Geral da OMD em representação da Região Autónoma dos Açores, Joana Morais Ribeiro, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD, e José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores.