Mais de duas centenas de profissionais e estudantes assistiram ao workshop “Mobilização social para a implementação de microinfluenciadores”, uma iniciativa do grupo de trabalho da OMD Literacia em Saúde Oral em parceria com o departamento de Literacia em Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O curso, que decorreu a 27 de abril, teve como objetivo abordar temas da atualidade e conceitos de comunicação que permitam preparar os participantes para a adoção do papel de promotores e educadores para a saúde junto dos pacientes.

Miguel Telo de Arriaga, chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS, abriu a sessão, que foi moderada pela vice-presidente da mesa do Conselho Geral da OMD, Célia Carneiro. O responsável aproveitou para explicar aos participantes em que consiste o plano de ação da DGS para a literacia em saúde e revelou que atualmente existem no país mais de cinco mil microinfluenciadores formados e treinados em várias áreas para estarem aptos a promover este tema em todas as comunidades. Salientou que a adesão dos médicos dentistas a este programa é “uma oportunidade estratégica” e um “nicho de oportunidade”, uma vez que os médicos dentistas “conhecem muito bem as pessoas que acompanham” e têm capacidade para promover “de forma mais efetiva” comportamentos protetores de saúde.

Na sessão, que foi bastante participativa, falou-se de pandemia, vacinação e comunicação com os utentes. Gisela Leiras, médica interna de Saúde Pública do ACeS Baixo Mondego (Coimbra), abordou o processo de transmissão da COVID-19 e como preparar o desconfinamento em curso. A farmacêutica pertencente à equipa de Vacinação contra a COVID-19, Diana Costa falou precisamente sobre este processo e a imunização da população. Por fim, a psicóloga da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS apresentou os conceitos e estratégias de comunicação a aplicar no dia-a-dia para que o profissional de saúde se transforme num microinfluenciador.

Disseminar factos, envolver influenciadores sociais e promover o recurso a fontes oficiais foram as ideias-chave transmitidas para alcançar um papel ativo na melhoria da literacia das comunidades.

Assista à gravação integral do workshop: