O Infarmed determinou a suspensão imediata do medicamento Nimesulida Labesfal, Nimesulida 100 mg, comprimido, com o número de registo 5782396. Segundo nota da autoridade do medicamento, a empresa Generis Farmacêutica, S.A., vai fazer a recolha voluntária do lote n.º 18R4061, com a validade 10/2021.

Em causa está a deteção de um “resultado fora de especificação num estudo de estabilidade ongoing, no parâmetro dissolução”.

Nesse âmbito, é solicitado às “entidades que possuam este(s) lote(s) de medicamento em stock não o(s) podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”. Já os doentes que estejam a usar este lote não devem interromper o tratamento. É recomendando, no entanto, que contactem o seu médico logo que possível “para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo”.

Suspensa comercialização de máscaras cirúrgicas QualityLife

O Infarmed suspendeu também a comercialização de três tipos de máscaras cirúrgicas da marca QualityLife do fabricante +RCRE – Engenharia e Consultoria, Lda., por ostentação indevida de marca CE. De acordo com a autoridade do medicamento, embora o fabricante tenha indicado que não procedeu à efetiva disponibilização no mercado das referidas máscaras, foi determinada a suspensão imediata da sua venda.

Em causa estão as máscaras cirúrgicas da marca QualityLife, do tipo I (Ref.ª 20 001QL-M; Ref.ª 20 002QL-M2; Ref.ª 20 001QLM1), tipo II (Ref.ª 20 001QL-M2) e tipo IIR (Ref.ª 20 001QL-M3), do fabricante +RCRE – Engenharia e Consultoria, Lda., “por não ter sido evidenciado o cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis estabelecidos no Decreto-Lei nº 145/2009, de 17 de junho, na sua atual redação”.