A proposta foi apresentada pelo Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD), que sugeriu que a divulgação do domicílio profissional do médico dentista vá de encontro aos direitos dos doentes e da liberdade de escolha do médico dentista. Após o parecer favorável do Encarregado de Proteção de Dados (DPO) e da Comissão Nacional da Proteção de Dados (CNPD), o Conselho Diretivo deliberou favoravelmente a divulgação do domicílio profissional dos seus associados em rede aberta, para consulta pública.

Recorde-se que, atualmente, o motor de pesquisa de médicos dentistas da página eletrónica da OMD permite pesquisar os seguintes dados: nome profissional, cédula profissional, especialidade (caso exista), distrito e concelho. Em breve, será também possível aceder ao domicílio profissional do associado. Com esta medida, o doente passa a conhecer a localização atual do seu médico dentista e assim garantir a continuidade do seu tratamento.

Na última reunião da direção, que aconteceu a 6 de março, foi ainda aprovado por unanimidade o Relatório e Contas 2020, que seguiu os trâmites habituais, tendo sido remetido ao Conselho Geral, que aprovou por maioria o documento.

Os membros do Conselho Diretivo deram também luz verde à proposta apresentada pelo Conselho de Jovens Médicos Dentistas para realização de um inquérito sobre empregabilidade em medicina dentária, que visa retratar a realidade de trabalho da faixa etária mais jovem da classe, bem como ao teor do questionário.

O Conselho Diretivo reúne novamente no próximo dia 9 de abril.