O bastonário da OMD, Miguel Pavão, e o coordenador do Grupo de Reflexão e Acompanhamento da COVID-19 da OMD, Fernando Guerra, reuniram hoje, 1 de abril, com o coordenador da task force do Plano Nacional de Vacinação COVID-19, vice-almirante Gouveia e Melo, para fazer um novo balanço deste processo no que respeita aos médicos dentistas.

Até ao momento, cerca de metade dos profissionais que integram as listagens da OMD foram vacinados, segundo os dados comunicados pela classe à Ordem.

O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu o compromisso de concluir, até 11 de abril, a campanha de vacinação dos médicos dentistas.

Quanto aos 1500 médicos dentistas prioritários, cujo processo sofreu um revés devido uma falha na codificação por parte dos SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) – uma situação reportada e acompanhada pela OMD desde o primeiro momento -, foram, entretanto, vacinados 757 profissionais.

Na reunião, a OMD alertou novamente para a morosidade deste processo, lembrando que as listagens foram cedidas à task force em janeiro e que o arranque da campanha foi sofrendo sucessivos adiamentos. Superando o erro na codificação dos prioritários e os atrasos causados pela suspensão temporária da administração da vacina da AstraZeneca, a Ordem reiterou que é urgente concluir esta campanha, uma vez que se trata de uma classe particularmente exposta à COVID-19.

Desde que a vacinação arrancou em Portugal, a OMD tem acompanhado em permanência e tomado todas as diligências para que os médicos dentistas sejam vacinados o quanto antes, bem como prestado todos os esclarecimentos à classe. Recorde-se que a Linha de Apoio ao Médico Dentista COVID-19 – Outono/ Inverno continua ativa e desde que foi implementada, em novembro de 2020, respondeu a cerca de 1000 solicitações telefónicas e mais de 1300 contactos via e-mail.

A OMD vai continuar a monitorizar o processo de vacinação. Para tal, conta com a colaboração de todos os associados.

Se já foi vacinado, por favor responda a este formulário

A OMD continua a monitorizar a progressão desta campanha, pelo que é fundamental que os médicos dentistas respondam ao formulário de notificação da vacinação (requer autenticação).