O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) recebeu, esta quarta-feira, na representação da Ordem, no Funchal, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Este encontro acontece na sequência da aprovação, em plenário, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (RAM), que decidiu, por unanimidade, votar a favor da criação da carreira de medicina dentária no SESARAM.

Miguel Pavão deslocou-se ao Funchal para assistir ao que considera ser “um dia histórico para a medicina dentária do nosso país, já que á a primeira vez que os médicos dentistas integrados num serviço público passam a ter uma carreira, à semelhança dos outros funcionários do Estado. É um marco na nossa profissão e a Região Autónoma da Madeira é a primeira a dar esse passo”.

Na reunião com o secretário regional da Saúde, o bastonário da OMD agradeceu o empenho do Governo Regional sublinhando que “hoje a RAM fez justiça a uma lacuna do Serviço Nacional de Saúde e a RAM dá um exemplo que a integração dos Médicos dentistas é viável e é necessária. Esperemos que este seja um ponto de partida para que na Região Autónoma dos Açores e no Continente possam seguir este exemplo muito brevemente”.

O secretário de Saúde e Proteção Civil salientou o “momento importante e histórico” desta aprovação, que para Pedro Ramos “revela o pioneirismo do Serviço Regional de Saúde e o respeito da Região pelos nossos profissionais”.

Fabião Castro Silva, representante da OMD na RAM, afirma que “é com grande orgulho que vejo a Madeira dar este passo, tão significativo para a nossa profissão. É um passo que completa a integração plena da medicina dentária no SESARAM”.

A nova carreira de medicina dentária vai abranger todos os médicos dentistas que trabalham nos centros de saúde da Madeira e do Porto Santo, e no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.