A Ordem dos Médicos Dentistas recebeu a comunicação de que mais de 3.500 profissionais já foram vacinados contra a COVID-19.

Na reunião de ontem, 24 de março, com o coordenador da task force do Plano Nacional de Vacinação COVID-19, foi efetuado o ponto de situação tendo a OMD, em particular, inquirido sobre o atual estado da vacinação dos médicos dentistas prioritários.

O vice-almirante Gouveia e Melo reconheceu a urgência em prosseguir a administração das vacinas a este grupo, tendo-se comprometido a realizar os necessários contactos com as autoridades regionais de saúde para acelerar o processo, de forma a que ocorra nos próximos dias. O responsável adiantou ainda que, até ao momento, um terço dos médicos dentistas prioritários foram vacinados, estando agendada a administração de mais 223 doses. Cerca de 700 profissionais aguardam marcação. Integram o grupo de prioritários, os médicos dentistas maiores de 50 anos e com comorbilidades. Tal atenção deveu-se ao facto da OMD ter verificado que esse processo não estava a decorrer como planeado, tendo reportado de imediato essa situação à task force, que confirmou ter ocorrido uma falha na codificação por parte dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde da referida listagem.

Recorde-se também que, a 15 de março, Portugal suspendeu a administração da vacina da AstraZeneca, uma decisão que implicou a paragem temporária da vacinação de todos os grupos da primeira fase, à exceção dos maiores de 80 anos. Esta semana, na passada segunda-feira, 22 de março, o processo foi retomado em Portugal continental, depois da Agência Europeia do Medicamento ter assegurado que a vacina é segura e eficaz e das autoridades de saúde recomendarem a continuidade da vacinação. Na Madeira, foram já vacinados os últimos dois colegas e duas assistentes dentárias em falta e nos Açores, a vacina voltou a ser administrada no sábado, 20 de março.

Se já foi vacinado, por favor responda a este formulário

A OMD continua a monitorizar a progressão desta campanha, pelo que é fundamental que os médicos dentistas respondam ao formulário de notificação da vacinação (requer autenticação).