No próximo sábado, 20 de março, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral e, para assinalar a data, a Ordem dos Médicos Dentistas organiza, juntamente com o jornal Público, um debate sobre o presente e o futuro do setor, no contexto da pandemia e do pós-pandemia.

No espaço “Ao Vivo” do Público, será dada voz aos especialistas em medicina dentária e em políticas de saúde, divididos em dois painéis, sob o mote “Saúde oral – Avaliar a pandemia, projetar o futuro”. A abertura do webinar estará a cargo do bastonário da OMD, Miguel Pavão, da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da FDI (Federação Dentária Internacional), Gerhard Seeberger.

O primeiro painel é dedicado ao tema “A pandemia nas políticas de saúde oral e o papel dos profissionais”. Com moderação de Pedro Sales Dias, editor de Sociedade do Público, participam nesta conversa António Mano Azul, médico estomatologista e Chief Dental Officer de Portugal, José Frias Bulhosa, médico dentista e membro do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD, Mónica Pereira Lourenço, médica dentista e vogal do Conselho Diretivo da OMD, e Fátima Duarte, higienista oral e presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais.

“A saúde oral perante o Plano de Recuperação e Resiliência” é o tema do segundo painel, que reúne Alberto Machado, deputado à Assembleia da República, Manuel Pizarro, deputado ao Parlamento Europeu,  Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, em representação da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde, e Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. A moderação está a cargo do diretor-adjunto do Público, David Pontes. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, fará o encerramento do webinar.

O evento será transmitido em direto, no sábado, a partir das 10h30, no site, Facebook e Youtube do jornal Público. Tem o apoio da FDI e parceria da Associação Portuguesa de Higienistas Orais. Todos os detalhes estão disponíveis no site do jornal Público.

Sensibilizar os portugueses para a saúde oral

A OMD dedica esta semana à saúde oral e, para tal, preparou uma campanha de rádio para sensibilização da população para este tema. O objetivo consiste em transmitir a mensagem de que a saúde oral é saúde essencial e promover a literacia e os hábitos de higiene oral.

Entre segunda-feira e sábado, a Rádio Nova (98.9 FM) e a Rádio Amália (92.0 FM) divulgam diariamente (entre as 07h00 e as 10h00 e entre as 17h00 e as 20h00) um minuto de conselhos para uma boa saúde oral sobre os seguintes temas: escovagem, grávidas e crianças, sénior, diabetes e cancro oral.