A Ordem dos Médicos Dentistas vai auxiliar a task force para o Plano de vacinação contra a COVID-19 na monitorização da administração das vacinas à classe.

Recorde-se que o novo o coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a COVID-19, vice-almirante Gouveia e Melo, confirmou que já estão a ser vacinados pelos centros de saúde os médicos dentistas que integram a primeira listagem. São 1.500 profissionais que integram a prioridade de vacinação por serem profissionais de saúde e foram selecionados com recurso a dois critérios: idade (maiores de 50 anos) e comorbilidades. O segundo grupo, composto 6.954 médicos dentistas, vai integrar a campanha de vacinação que arranca na próxima semana, 8 de março.

Embora a OMD não esteja encarregue da operacionalização do processo, vai acompanhar a sua execução. Para tal, os médicos dentistas vão receber periodicamente um formulário para aferir se já foram vacinados e, em caso afirmativo, se receberam a primeira ou as duas doses. Se já foi vacinado, por favor notifique a OMD, respondendo ao breve formulário de vacinação (acesso reservado a médicos dentistas).

A comunicação destes dados será feita de forma regular à task force, para permitir a deteção e correção de eventuais problemas. Nesse sentido, lembra o bastonário da OMD, Miguel Pavão, “contamos com a colaboração de todos os médicos dentistas”.