Numa ação inédita na OMD, o Conselho Geral (CG) recorreu aos mecanismos eletrónicos previstos no Estatuto da Ordem dos Médicos Dentistas. A eleição da Mesa do CG foi a primeira a recorrer ao voto eletrónico, num processo que garantiu a confidencialidade e segurança dos conselheiros, bem como a veracidade e fiscalização do ato, conforme estipula o Estatuto.

O ato eleitoral decorreu no arranque da primeira reunião ordinária do ano e culminou com a reeleição de Fernando Guerra para presidente e de Célia Carneiro para vice-presidente da Mesa do CG. Gisela Melo de Sousa e António José de Sousa foram reconduzidos nos cargos de secretários. Esta equipa é eleita na primeira reunião de cada ano, dos quatro anos do mandato do Conselho Geral.

O recurso ao voto eletrónico será aplicado nas próximas eleições internas, relativas às direções dos colégios de especialidade, que estão agendadas para abril. O CG aprovou por unanimidade a proposta apresentada pelo Conselho Diretivo para recurso a este procedimento excecional, em virtude das limitações impostas pelo estado de emergência que vigora no país.