Foi apresentado esta semana e visa incentivar os profissionais de saúde a vacinarem-se contra a COVID-19. O manifesto é da autoria da Coligação para a Vacinação dos Profissionais de Saúde, que reúne associações europeias de profissionais de saúde, as principais associações de estudantes e as organizações profissionais que atuam em saúde pública e imunização.

O documento apresenta três razões para que encorajar estes profissionais a aderirem à vacinação contra a COVID-19, até porque a sua saúde é fundamental para o funcionamento dos sistemas de saúde, sobretudo em tempos de crise. Além disso, são agentes fundamentais na promoção desta imunização junto do público em geral.

Os motivos enumerados a favor da vacinação são:

  1. Proteção contra a doença e possíveis complicações graves ou que representem risco de vida;
  2. As vacinas contra a COVID-19 são seguras e eficazes;
  3. Contribuir para proteger a capacidade de resposta da saúde.

A Coligação é coliderada pelo Comité Permanente de Médicos Europeus (CPME), pela Federação Europeia de Associações de Enfermeiros (EFN) e pelo Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU).

Consulte o manifesto The European Coalition for Vaccination Calls on Healthcare Professionals to get vaccinated against COVID-19 (pdf).