O anúncio foi feito pelo coordenador da task-force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, ao bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão.

A vacinação contra a Covid-19 dos médicos dentistas do setor privado é para arrancar a 15 de fevereiro e deverá estar concluída, já com a segunda toma da vacina, até ao final de março, segundo Francisco Ramos.

O calendário foi traçado pelo coordenador da task-force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, em reunião com o bastonário da OMD, Miguel Pavão, e com o coordenador do Grupo de Reflexão e Acompanhamento da Covid-19 da OMD, Fernando Guerra.

O coordenador Francisco Ramos afirmou que os centros de saúde vão proceder à vacinação e contactar os médicos dentistas, preferencialmente, através de SMS para a sua marcação prévia. Disse ainda que os médicos dentistas serão vacinados nos grupos prioritários que integram os profissionais de saúde e que se pretende dar uma orientação para a existência de quotas diárias nesses grupos prioritários.

O bastonário da OMD pressionou Francisco Ramos sobre os atrasos no plano de vacinação e alertou para a necessidade de uma correta operacionalização da chamada dos médicos dentistas para a vacinação. Miguel Pavão demonstrou a sua preocupação perante a falta de orientações claras aos centros de saúde e salientou que é inaceitável os médicos dentistas não terem ainda sido vacinados como estava previsto.

O coordenador da task-force reconheceu atrasos no plano de vacinação e acredita no acelerar do processo com a chegada, prevista para 9 de fevereiro, das vacinas da farmacêutica AstraZeneca.

O bastonário da OMD reforçou o empenho dos médicos dentistas no combate à pandemia e disponibilizou toda a ajuda necessária para agilizar o plano de vacinação dos médicos dentistas, garantindo que vai continuar a acompanhar com atenção máxima o trabalho da task-force.

Miguel Pavão quer que os médicos dentistas sejam vacinados o mais rápido possível e sem mais atrasos.