Esta semana, a OMD organiza mais um webinar sobre os impactos da pandemia no exercício profissional. Na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro, às 21h30, três médicos dentistas que trabalham fora de Portugal vão partilhar a realidade dos seus países de acolhimento.

No seminário “COVID-19 na Europa e a medicina dentária” serão abordadas as medidas em vigor e as restrições à medicina dentária na Holanda, Bélgica e França. Os médicos dentistas Liliana Gameiro, Sérgio Araújo e Mário Rodrigues vão partilhar as suas perspetivas sobre o impacto da pandemia nos países mencionados, falar do plano de vacinação em curso e de como encaram o futuro.

Poderá assistir à transmissão em direito no canal YouTube da OMD (http://link.omd.pt/webinar20210210yt) ou através do Zoom (http://link.omd.pt/webinar20210210zm). Para colocar perguntas, deverá aceder através do Zoom.

Oradores:

Liliana Gameiro

Médica dentista licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, em 2008, e a exercer em Haia, desde 2013.
Sinopse: Considerada como uma profissão essencial, a medicina dentária manteve sempre o seu funcionamento durante a pandemia. Na primeira vaga, no período entre 16 de março e 23 de abril de 2020, ficou ao critério de cada clínica manter o funcionamento em regime de urgências ou o encerramento.
No sentido de controlar o risco de transmissão da COVID-19, tanto para profissionais de saúde como para pacientes, de forma viável na prática clínica, foi estabelecido um Comité que elaborou, e atualiza constantemente, diretrizes corona nos cuidados de saúde oral. Estas diretrizes funcionam como um guia para que possam ser atendidos de forma responsável pacientes que não apresentem sintomas, mas também permitam o atendimento de urgência a pacientes suspeitos ou COVID positivos. De forma a organizar a prestação de cuidados de saúde oral é feita inicialmente uma triagem que permite distinguir pacientes não-COVID (grupo A) e pacientes infetados ou altamente suspeitos (grupo B). É com base nesta triagem que serão aplicadas as diferentes diretrizes.
Como outros profissionais de saúde, os profissionais de saúde oral têm prioridade na vacinação contra o Sars-Cov2. Com base na estratégia de vacinação atual, as vacinações devem iniciar-se a partir do segundo trimestre de 2021.

Sérgio Araújo

– Mestrado Integrado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa (2009);
– Pós-Graduação em Aplicações de Laser em Medicina Dentária, na CESPU (2020);
– Atualmente, a exercer medicina dentária generalista na Bélgica (desde 2016);
– Áreas de interesse em endodontia e reabilitação oral.

Mário Rodrigues

– Médico dentista licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto;
– Diploma universitário de Implantologia e Cirurgia Oral pela Faculdade de Medicina de Bourgogne;
– Exercício da atividade liberal em Paris, desde 2009;
– CEO da Clínica Pôle Santé Saint Exupery (Estrutura de exercício coletivo multidisciplinar), desde 2019.