No dia 20 de fevereiro de 2021 realizou-se, através de meios telemáticos, a reunião ordinária do Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD), a qual, para além dos membros efetivos e suplentes do CDD estiveram também presentes os assessores jurídicos Elizabeth Fernandez e Daniel Bulas Cruz, a solicitadora Odete Silva e a colaboradora Joana Mendes.

Entre outros assuntos, o presidente do CDD fez um ponto da situação sobre as ações que foram tomadas pelo CDD no último mês, nomeadamente o apoio e aconselhamento aos médicos dentistas sobre matérias éticas-deontológicas, sobre os desenvolvimentos do projecto do CDD para a criação de vídeos de formação para os médicos dentistas.

Foi discutida a implementação de um mecanismo procedimental especialmente destinado a conferir celeridade à análise, avaliação e desenvolvimento da ação disciplinar em matéria relacionada com a divulgação da atividade profissional, bem como, a criação de via reservada de atendimento ao médico dentista para efeitos de esclarecimento em matéria ética e deontológica.

Foram analisadas quatro exposições enviadas por colegas sobre matéria de direção clínica, de publicidade e exercício profissional.

Foram instaurados 14 processos disciplinares, seis processos de inquérito, 54 processos cautelares e foram arquivadas quatro participações.