O Conselho Diretivo (CD) da OMD reuniu a 6 de fevereiro para discutir alguns dos processos que estão atualmente em curso. A radiologia foi um dos temas que mereceu uma análise cuidada. A Ordem tem dedicado particular atenção ao registo e licenciamento dos equipamentos de radiologia nos consultórios e clínicas de medicina dentária e tem vindo a efetuar várias diligências para alcançar uma solução equilibrada para a classe.

Nesse sentido, os membros do CD decidiram enviar uma proposta à APA (Agência Portuguesa do Ambiente), na qual apresentam um conjunto de propostas, algumas interpretativas, outras de alteração legislativa, relativamente ao regime jurídico sobre a proteção radiológica no que concerne à sua aplicação à medicina dentária.

A equipa procedeu à regulamentação dos grupos de trabalho, cuja proposta se encontra em preparação. Analisou também o plano de ação apresentado pela Comissão Científica, no qual constam os eixos estratégicos a desenvolver durante este mandato.

Na agenda de trabalhos esteve ainda o esclarecimento do processo eleitoral à classe relativamente às especialidades de cirurgia oral, periodontologia e odontopediatria.

Por fim, o Conselho Diretivo, juntamente com o Conselho Deontológico e de Disciplina, decidiram avançar com as denúncias de redes de clínicas e alguns prestadores de cuidados de medicina dentária à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), relativamente à publicidade de consultas/check-ups gratuitos, no período de emergência decretado pelo Governo.