O bastonário da OMD, Miguel Pavão, e o presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), Gerhard Seeberger, reuniram esta semana por videoconferência para fazerem o ponto de situação da pandemia, mais concretamente do exercício da medicina dentária no atual cenário português.

A COVID-19 foi o ponto central da conversa, na qual Miguel Pavão explicou quais as medidas que as autoridades de saúde e governamentais estão a seguir e que, em Portugal, os consultórios e clínicas dentárias vão continuar a receber os pacientes, mesmo durante o confinamento geral. Abordou-se também as políticas que estão a ser seguidas por outros países e o bastonário da OMD adiantou que no caso português há a perceção de que os consultórios são espaços seguros.

O presidente da FDI aproveitou para informar sobre as posições da federação face às políticas de saúde oral e que estas estão a ser trabalhadas em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Gerhard Seeberger salientou que foi lançado o relatório Visão 2030 da FDI, um documento que estabelece a linha de ação para a próxima década, de modo a melhorar a saúde oral e a reduzir as desigualdades.

O Dia Mundial da Saúde Oral, que se celebra no próximo dia 20 de março, foi outro dos assuntos debatidos, em particular as iniciativas que podem ser desenvolvidas no contexto pandémico. Também as questões ambientais associadas à profissão mereceram a atenção dos dois responsáveis, tema esse que tem sido assumido pelos atuais órgãos sociais da OMD como uma das prioridades do mandato.