A partir do momento em que são proprietários de uma clínica ou consultório de medicina dentária, os médicos dentistas são gestores. “Tudo o que fazem desde que abrem porta são atos de gestão”, frisou Miguel Martins, presidente da direção da INCISIVOS (Associação dos Empresários de Medicina Dentária), no arranque do webinar “COVID-19: da gestão da crise diária na 2ª vaga à preparação de 2021”.

No seminário online, transmitido a 25 de novembro de 2020 via Zoom e YouTube da OMD, o orador explicou os conceitos fundamentais da gestão clínica e como converter a ameaça da pandemia – que veio assombrar qualquer área de atividade e forçar os gestores a saírem da zona de conforto – numa oportunidade.

 

Infraestrutura, recursos humanos, marketing, planeamento e supervisão são, segundo Miguel Martins, as quatro rodas da gestão clínica, sendo esta última a principal, mas que não existe se as anteriores não funcionarem. O orador referiu também que este esquema foi “invadido” pela pandemia, que forçou os médicos dentistas a saírem da “zona de conforto e enfrentar uma zona de pânico” com o encerramento das clínicas na primeira vaga.

Para que o próximo ano seja de crescimento e “não de pânico”, o presidente da direção da INCISIVOS lembrou que “o médico tem que trancar horas para gerir” e que “ninguém consegue gerir se não perceber o contexto onde está inserido”. E, explicou, há um conjunto de ações a evitar:

  • Viver fechado no gabinete;
  • Não traçar objetivos financeiros;
  • Delegar tudo sem controlar eficazmente nada;
  • Não pensar na clínica;
  • Pensar que um contabilista é um gestor;
  • Pensar que apoio jurídico é dispensável;
  • Pensar que staff sem know-how resolve;
  • Entregar o marketing a amadores.

Na sessão foi abordado um ponto essencial para planear 2021: “Quanto custa agora a cadeira por hora?”. Foi a partir desta questão que o orador explicou como é possível fazer uma pegada dos custos entre maio e novembro e que só sabendo o valor por hora, neste atual contexto pandémico, é que é possível fazer a gestão e projetar o orçamento para o próximo ano. No âmbito do orçamento, foram debatidas, durante a apresentação e depois no período de conversa com a audiência, orientações e estratégias para evitar o “pânico” na gestão.

Por fim, Miguel Martins deixou algumas sugestões de leitura: “As leis do contágio”, “Small is the new big”, “Gestão – tudo o que precisa de saber” e “Nadar com os tubarões sem ser comido vivo”.

O webinar “COVID-19: da gestão da crise diária na 2ª vaga à preparação de 2021” integra um ciclo de conferências que a OMD está a realizar ao longo de novembro e dezembro.

Conheça o próximo webinar:
2 de dezembro | O papel da comunicação em tempos de pandemia
Oradora: Susana Marvão, jornalista