A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) assinaram um protocolo de cooperação para a defesa da qualidade do ensino superior da medicina dentária.

O protocolo dá origem ao ‘Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentária’, uma plataforma para debater, de forma séria e construtiva, o ensino da medicina dentária em Portugal, como pilar do presente e do futuro da classe profissional.

A nova plataforma visa promover e orientar atividades de reflexão e discussão para a promoção das condições do ensino superior na área da medicina dentária, na defesa da sua qualidade, definindo as condições técnicas para uma adequada formação dos estudantes, condicente às realidades e circunstâncias da profissão num futuro próximo.

No protocolo, a OMD e a ANEMD comprometem-se a realizar um balanço do processo de implementação da Declaração de Bolonha, em particular no que respeita a uma reestruturação curricular do atual ciclo de estudos do mestrado integrado.

No Fórum será feita uma reflexão sobre a formação pós-graduada e sobre aspetos da titulação profissional, designadamente a atribuição dos títulos de especialidades da medicina dentária, a par da nova atribuição legal que permite conferência socioprofissional de competências setoriais da medicina dentária.

O novo Fórum vai ainda analisar a empregabilidade dos médicos dentistas em Portugal a acompanhar o sistema de reconhecimento das qualificações profissionais, na interligação entre o sistema de graus académicos e o sistema de acesso à profissão através da concessão de títulos profissionais.

O ‘Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentário’ pretende fomentar o contacto entre as instituições de ensino superior que ministram cursos de mestrado integrado em medicina dentária, bem como a aproximação a outras áreas da Saúde, lançando uma discussão abrangente e construtiva.

A OMD e a ANEMD querem interagir com os diversos decisores e reguladores, de modo a promover a participação na política nacional do sistema de ensino superior para garantir a melhor prestação de cuidados de saúde e saúde oral por profissionais altamente qualificados.