Transparência. Esta foi a principal fórmula apontada pela jornalista Susana Marvão para uma comunicação equilibrada, sustentada e assente na confiança entre todos os envolvidos no ecossistema de uma clínica ou consultório de medicina dentária. No webinar da passada quarta-feira, 2 de dezembro, esclareceram-se dúvidas e debateram-se ideias sobre “a comunicação em tempos de pandemia”.

A oradora felicitou a audiência pelo bom desempenho que tem na comunicação com os pares. Falou da sua experiência profissional nesta e noutras áreas e concluiu que os médicos dentistas são exímios neste âmbito. No entanto, quando se trata de comunicação interna e externa, ou seja, com as equipas e com o paciente, Susana Marvão salientou que há um longo caminho a percorrer.

Numa sessão marcada pela dinâmica e pela visão da palestrante enquanto jornalista e paciente, foi abordado o poder das redes sociais e de como estas, mesmo com poucos recursos, podem trazem enormes ganhos para a organização. Embora seja “muito fácil comunicarmos a nossa mensagem” através do Facebook ou Instagram, por exemplo, há que ter “moderação na quantidade do que se dá e gerir o que vai sendo feito”, “sempre tendo por base a transparência”.

Susana Marvão referiu ainda que os médicos dentistas retomaram a comunicação sob três formas: “uns esqueceram a pandemia e continuaram a fazer a comunicação como antes”; “outros focaram-se única e exclusivamente na pandemia”; e “houve um terceiro grupo de profissionais que utilizou um misto dos dois e que para mim, como jornalista, seria a mais indicada”. Ou seja, explicou que o ideal está em “encontrar um equilíbrio saudável” que permita transmitir segurança às pessoas. Mas, frisou, sem esconder pontos negativos que possam existir. Quando há algo que não está bem, “há que ser transparente e dizer a verdade”, referiu, pois a “confiança pode ser fulcral para a sustentabilidade dos projetos”.

A terminar, a jornalista falou ainda da importância de juntar os dois mundos que atualmente se cruzam nas clínicas e consultórios: os profissionais da era pré-digital e os nativos digitais. E que esta integração e envolvimento de toda a equipa numa comunicação transparente é fundamental para o sucesso. Neste webinar, falou-se também do LinkedIn, enquanto rede social que pode e deve ser aproveitada, e das novas formas de comunicar que surgiram durante a pandemia, como o recurso ao Zoom ou o uso do WhatsApp no contexto profissional.

Apologista da informação assertiva, mas curta no espaço de tempo, Susana Marvão concluiu que a comunicação vale per si em tempos de pandemia.