Na próxima quarta-feira, 18 de novembro, às 21h30, a Ordem dos Médicos Dentistas organiza o segundo webinar no âmbito do exercício da medicina dentária no cenário pandémico. Este seminário online, intitulado “Médicos dentistas no combate à pandemia”, junta dois profissionais que exercem no setor público, embora em áreas diferentes.

Sara Costa Neves, médica dentista que está envolvida no Trace Covid e presta apoio direto à Saúde Pública e linha SNS24, e Nuno Oliveira de Sousa e Silva, médico dentista no Hospital das Forças Armadas, vão falar sobre como a COVID-19 alterou o exercício profissional nos seus locais de trabalho.

Este webinar visa a troca de experiências entre profissionais de várias instituições e envolver os participantes nesta partilha. Terá a duração de 45 minutos e um período de 15 minutos para a intervenções da audiência.

Poderá assistir à transmissão em direito no canal YouTube da OMD (http://link.omd.pt/webinar20201118yt) ou através do Zoom (http://link.omd.pt/webinar20201118zm). Para colocar perguntas, deverá aceder através do Zoom.

Este evento integra um ciclo de conferências que a OMD vai realizar ao longo do mês de novembro e dezembro, com o intuito de proporcionar um contacto e acompanhamento próximo com os associados, ouvindo e esclarecendo as suas dúvidas e inquietações.

 

Sinopse

Nuno Silva

  • Chefe de serviço do Serviço de Medicina Dentária/Estomatologia do Centro de Saúde da Região Militar do Sul (1999-2006)
  • Chefe de serviço do Serviço de Medicina Dentária de Tancos/ Sta. Margarida (2006-2012)
  • Comandante da Companhia Sanitária do Centro de Saúde de Tancos / Santa Margarida (2010/2012)
  • Membro da Comissão Paritária de Saúde Oral do Alentejo de 1999-2002
  • Monitor da cadeira de Cirurgia Oral do Instituto Superior da Saúde – Sul(2002-2006)
  • Diretor do Serviço de Medicina Dentária / Estomatologia do Hospital das Forças Armadas desde setembro de 2013
  • Assistente da consulta Assistencial de Cirurgia e Implantologia do Instituto Superior Ciências da Saúde Egas Moniz desde 2006
  • Presidente do Conselho Ético para Profissionais de Odontologia (CEPO), desde 2002
  • Representante de Portugal no DENTAL PANEL da NATO

Desde o dia 19 de março de 2020, dia em que foi implementado pela primeira vez o Estado de Emergência, devido ao surto pandémico provocado pelo vírus SARS-COV-2 ( Covid 19), vários organismos do Estado Português foram mobilizados para o combate à pandemia.

O Ministério da Defesa Nacional acionou as suas Forças Armadas nas suas várias vertentes, incluindo o Serviço de Saúde. A Direção de Saúde Militar mobilizou o seu corpo de médicos dentistas dos três ramos das FA ( Exército, Força Aérea e Marinha) para missões de Comando e Controlo, Informação e Esclarecimento através da linha de apoio COVID-19 do Estado Maior General das Forças Armadas e ativação do Serviços de Medicina Dentária do Hospital das Forças Armadas.

Os Serviços de Medicina Dentária deste hospital, quer do polo de Lisboa, quer do polo de Porto, montaram um serviço de atendimento a situações urgentes e emergentes aos militares dos três ramos, PSP,GNR e todas as autoridades civis e militares que estavam a participar em situações de apoio à população.

Os médicos dentistas responsáveis por estes serviços, em coordenação com a Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar, montaram circuitos de atendimentos, quer para doentes COVID e não COVID, respeitando todas as normas de segurança.

Nesta apresentação será apresentado o trabalho dos médicos dentistas nas valências clínicas e não clínicas no combate a esta pandemia.

 

Sara Costa Neves

  • Mestre em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Aluna da pós-graduação Ortodontia com Alinhadores (CESPU)
  • Médica dentista no ACES Estuário Tejo

Numa época tão marcada pela necessidade de entreajuda nos profissionais de saúde, o papel dos médicos dentistas no SNS torna-se cada vez mais relevante e incontornável. Desde março de 2020 que o panorama mudou pelos centros de saúde e hospitais do país, assim como nos gabinetes de medicina dentária integrantes do SNS. O objetivo da sessão é demonstrar as diversas frentes de apoio destes profissionais no combate à pandemia.

 

Conheça os próximos webinars:

25 de novembro | Covid-19: da gestão de crise diária na 2ª vaga à preparação de 2021
Orador: Miguel Martins, presidente da direção da INCISIVOS – Associação dos Empresários da Medicina Dentária

2 de dezembro | O papel da comunicação em tempos de pandemia
Oradora: Susana Marvão, jornalista freelancer