Os efeitos psicossociais associados ao exercício profissional foram o ponto de partida para um ciclo de seminários online organizados pela Ordem dos Médicos Dentistas e que decorrem entre novembro e dezembro. O primeiro webinar resultou de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e abordou a “Saúde Psicológica nos Locais de Trabalho”.

Dinamizada por Teresa Espassandim, membro executivo da direção da OPP, e moderada pela psicóloga Cláudia Fernandes, a sessão promoveu o debate e esclarecimento dos fatores de risco que interferem na qualidade de vida. Fatores esses que estão relacionados com a elevada carga de trabalho, a ausência de horários, a automatização de tarefas, a distância do local de trabalho, a falta de contacto entre pares e a dificuldade me conciliar profissão e vida familiar, entre outros.

A oradora lembrou que, pré COVID, as estatísticas mostravam que um em cada cinco portugueses tem um problema de saúde psicológica e um em cada três está relacionado com o contexto laboral. A pandemia veio ampliar estes problemas: “trouxe incerteza e mais ansiedade”, responsáveis por um maior desgaste cognitivo, emocional e físico.

Teresa Espassandim explicou que, quando os fatores de risco não são avaliados e prevenidos, contribuem para um menor desempenho, menos produtividade e falta de motivação, o que conduz ao aumento de erros e acidentes. E aconselhou os participantes a estarem mais vigilantes e atentos aos sintomas de fadiga da pandemia.

A oradora notou também que a saúde psicológica tem impacto no desempenho das empresas, neste caso das clínicas e consultórios de medicina dentária. “A saúde organizacional está associada a um desempenho financeiro mais forte”, esclareceu.

Propósito, engagement, resiliência e amabilidade foram as estratégias apresentadas para enfrentar o do dia-a-dia profissional e os desafios impostos pelo atual contexto pandémico do país.

O primeiro webinar da OMD foi muito participativo, com uma audiência de quase 400 pessoas, que elogiaram a pertinência do tema escolhido e a utilidade da informação, considerada “valiosa”. A transmissão decorreu em simultâneo no Youtube da OMD e via Zoom. Quem não teve oportunidade de assistir em direto, pode rever o seminário em https://youtu.be/KkeXxVBkjKg?t=3202.

 

Teresa Espassandim apresentou algumas orientações úteis para os médicos dentistas, que podem ser consultadas através dos seguintes links: