O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) reuniu na passada quinta-feira, 12 de novembro, por videoconferência para definir a estratégia de atuação nos próximos meses e as linhas de atuação para 2021.

O papel das ordens em tempos de pandemia foi um dos temas em destaque neste encontro, no qual participou, em representação da Ordem dos Médicos Dentistas, a vice-presidente do Conselho Diretivo, Teresa Canadas.

Na agenda de trabalhos esteve também a análise da alteração do estatuto do CNOP. Os responsáveis das várias associações públicas profissionais debateram ainda o documento de pronúncia deste conselho à Proposta de Lei n.º 57/XIV/2.ª (GOV) (site externo), que transpõe a Diretiva (UE) 2018/958, relativa a um teste de proporcionalidade a realizar antes da aprovação de nova regulamentação das profissões.

O CNOP é a associação que agrega as profissões liberais regulamentadas, cujo exercício exige a inscrição em vigor, numa ordem profissional ou em associação de natureza jurídica equivalente. Representa mais de 300 mil profissionais regulados.