Há oito meses que Portugal vive numa pandemia que impôs à nossa classe profissional uma suspensão temporária da atividade clínica.

Desde a primeira hora que os médicos dentistas se prontificaram na colaboração e ajuda ativa no combate à COVID-19.

Tem sido evidente e exemplar o papel dos médicos dentistas ao longo desta pandemia, como agentes de saúde pública e como profissionais de saúde, junto da população, nas comunidades onde estão inseridos e mais recentemente num apoio útil e versátil, à linha SNS 24.

De forma construtiva, os médicos dentistas colaboram neste difícil combate, sem qualquer pretensão ou contrapartida.

Infelizmente, neste momento, uma segunda vaga desta pandemia afeta novamente Portugal e com maior gravidade a região Norte do País.

Um pedido de ajuda feito à Ordem dos Médicos Dentistas pela ARS Norte, fez-me dirigir-vos este apelo, mais especificamente aos que residem na região do Grande Porto e de Braga.

Sendo os médicos dentistas um reforço credível, capaz e preparado, a ARS Norte pretende contratar para um período temporário. Esta contratação visa uma colaboração ativa e presencial, para a interrupção precoce das cadeias de transmissão deste vírus, de forma a que casos confirmados com COVID-19 e respetivos contactos de alto risco, sejam isolados nas primeiras 48 horas.

Ao longo dos anos, os médicos dentistas sempre souberam e denunciaram o pouco investimento em políticas da saúde oral do Serviço Nacional de Saúde. Agora a altura não é de pedir justificações, mas sim de encontrar soluções.

Estou convicto que os médicos dentistas da região Norte vão, na medida do possível, uma vez mais, contribuir para que juntos ultrapassemos este período difícil.

Conto convosco e com o vosso espírito de colaboração a este apelo, para juntos ajudarmos e ultrapassarmos!

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas
Miguel Pavão

Devido à elevada adesão pelos médicos dentistas, o formulário para submissão de disponibilidade em colaborar com ARS Norte, disponibilizado a 18 de novembro, foi suspenso a 19 de novembro.

Será enviada a disponibilidade de médicos dentistas à ARS Norte.

Informações adicionais poderão ser obtidas através da Linha de Apoio ao Médico Dentista COVID-19 – Outono/ Inverno.