A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e os SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estabeleceram uma parceria para integrar médicos dentistas no atendimento aos utentes no SNS 24.

O SNS 24 é o ponto de contacto não presencial por excelência dos utentes do SNS.

Gerido pela Altice Portugal, a linha SNS 24, dos SPMS, será responsável por contratar médicos dentistas para o contacto de doentes assintomáticos da COVID-19.

O bastonário da OMD revela que “atendendo ao combate atual, nomeadamente nesta fase do período “Outono-Inverno”, à pandemia da COVID-19, para a qual, em Portugal, o SNS 24 é uma peça estratégica e fundamental, a OMD desenvolveu uma parceria como contributo de recurso útil e especializado de médicos dentistas, devidamente habilitados e autorizados para o exercício de atividades que reforcem o SNS 24”.

Miguel Pavão explica que “há vários médicos dentistas que nos últimos meses e na fase mais crítica desta pandemia fizeram saber à Ordem que estão disponíveis para colaborar na Linha SNS 24. Os médicos dentistas têm há muito tempo grande experiência no controlo nas boas práticas de controlo de infecção, bem como, na informação aos doentes. Uma das terapêuticas eficaz para o combate à COVID-19, passa por uma comunicação clara e rigorosa. A nossa experiência pode contribuir, e muito, para limitar a propagação do novo coronavírus. O número de casos de COVID-19 em médicos dentistas é muitíssimo reduzido, quer em Portugal quer nos restantes países da Europa ou nos EUA, isto comprova a preparação adequada da classe profissional, apesar da medicina dentária ter sido considerada uma das profissões de maior risco.”

Os médicos dentistas interessados em colaborar com o SNS 24 podem inscrever-se através do seguinte endereço https://candidaturas.sns24recrutamento.pt:44343/.

Os profissionais selecionados vão receber formação e o atendimento aos doentes será feito remotamente através de um computador ou telemóvel e em horário de turnos a acordar com a gestora da linha.

A OMD divulga aos seus associados esta colaboração com o SNS 24, sendo de salientar os contratos de prestação de serviços serão celebrados com a Altice Portugal sem qualquer ligação à Ordem.