Estão a decorrer as candidaturas ao 39º Programa de Intercâmbio HOPE 2021, que vai decorrer entre 10 de maio e 6 de junho do próximo ano.

Este projeto, que nesta edição abordará as “Boas práticas em gestão da saúde baseada na evidência”, consiste num estágio de quatro semanas, em que o participante fica a conhecer os processos de gestão da instituição onde for colocado e a realidade do sistema de saúde de outro país.

O programa termina com a realização da Reunião Europeia de Avaliação e Conferência Final, prevista para 4, 5 e 6 de junho de 2021, em Bruxelas, Bélgica.

Os estágios decorrem principalmente em meio hospitalar e o programa inclui, não só o tema designado para 2121, mas também visitas e temáticas relacionadas com a organização do sistema de saúde e com a gestão hospitalar do país e instituição hospedeira.

Em Portugal, o Programa de Intercâmbio da Federação Europeia dos Hospitais (HOPE) é promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), através do Gabinete HOPE Portugal, em parceira com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O intercâmbio destina-se a todos os grupos profissionais do setor da saúde. Os interessados podem candidatar-se até 31 de outubro. Toda a informação e formulários encontram-se disponíveis em www.apdh.pt/noticia/87. Para conhecer o projeto aceda ao vídeo de apresentação em www.youtube.com/watch?v=88eONPcGTeE.