A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estiveram reunidos esta semana, na sede da Ordem, para analisar assuntos relacionados com a medicina dentária.

Na agenda desta reunião técnica, que contou com a participação do presidente dos SPMS, Luís Goes Pinheiro, estiveram a Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM) e o Registo de Saúde Eletrónico (RSE).

No âmbito da prescrição eletrónica, foi discutida a utilização das plataformas digitais pelos médicos dentistas e foram avaliadas formas de integração dos grupos de trabalho da OMD nestes processos, de modo a tornar mais dinâmica a colaboração entre as duas entidades.

Por outro lado, o bastonário da OMD, Miguel Pavão, abordou a necessidade e relevância de envolver os médicos dentistas no RSE, uma sistema que reúne informação clínica essencial, que é passível de ser partilhada entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, quer sejam públicas, quer dos setores privado e social.

A OMD e os SPMS acordaram articular entre si novas formas de colaboração com vista a uma maior proximidade entre os organismos e à inclusão dos médicos dentistas no processo de transformação digital dos serviços de saúde.